Polônia confirma que receberá caças F-16 na próxima semana

Ministro polonês de Defesa confirmou que caças F-16 e pelo menos 300 militares dos Estados Unidos chegarão ao território polonês na próxima semana

Varsóvia – O ministro polonês de Defesa, Tomasz Siemoniak, confirmou nesta sexta-feira que os primeiros caças F-16 e pelo menos 300 militares dos Estados Unidos chegarão ao território polonês “na próxima segunda-feira ou terça-feira”, onde participarão de exercícios de treinamento.

Segundo anunciou o Pentágono nesta quarta-feira, sua intenção é reforçar a cooperação militar com a Polônia, decisão que coincide com a crise da vizinha Ucrânia.

“Aqui tudo acontece muito rápido”, explicou hoje Siemoniak; “Nós perguntamos na segunda-feira (dia 3), na quarta-feira aconteceu a decisão (americana) e na quinta-feira conhecemos parte dos detalhes”.

A base polonesa de Lask (Polônia central) espera a chegada de 12 caças F-16, com os quais serão transferidos militares americanos que participarão da formação da equipe polonesa.

Na quarta-feira passada o chefe do Pentágono, Chuck Hagel, anunciou que durante a crise na Ucrânia os Estados Unidos aumentarão a ajuda militar a seus aliados na Otan, incluindo a Polônia e as repúblicas bálticas.