Polícia detona pacote perto de mercado de Natal na Alemanha

O objeto suspeito foi deixado em uma farmácia próxima do mercado natalino, explicou o porta-voz policial

Berlim – A polícia de Potsdam, no leste da Alemanha, detonou de forma controlada nesta sexta-feira um pacote com material explosivo ou inflamável encontrado no centro da cidade, perto de um mercado de rua natalino, que provavelmente seria utilizado para cometer um atentado.

O objeto suspeito foi deixado em uma farmácia próxima do mercado natalino, explicou o porta-voz policial Torsten Herbst, em entrevista à emissora de televisão alemã “N-TV”.

O local foi esvaziado rapidamente e as autoridades pediram aos cidadãos que seguissem as instruções da polícia, emitidas via Twitter, enquanto as forças de segurança mobilizavam um forte contingente, com equipes do esquadrão antibomba, nessa cidade próxima da capital Berlim.

O citado porta-voz se recusou a dar mais informações sobre o material que supostamente continha o pacote, alegando que não havia informação concreta sobre isso, muito menos sobre os seus efeitos, caso não tivesse sido detonado de forma controlada.

Os mercados de rua de Natal abriram esta semana em toda a Alemanha sob fortes medidas de segurança após o atentado jihadista de um ano atrás em Berlim, no qual 12 pessoas morreram atropeladas por um caminhão.

O número de policiais e seguranças particulares nessas instalações aumentou significativamente, e também foram instaladas barreiras de concreto e outros elementos físicos para impedir que veículos pesados possam entrar nos mercados de rua.

Entre os mercados abertos nos últimos dias está o de Breitscheidplatz, no centro de Berlim, onde no ano passado o tunisiano Anis Amri, um imigrante que teve seu pedido de asilo rejeitado, cometeu um atentado com um caminhão roubado.