Polícia de Nova York terá visão de raios X

O dispositivo, com formato de caixa, pode se esconder dentro de um veículo, permitindo aos agentes de polícia escanear discretamente os suspeitos

Nova York – A polícia de Nova York poderá contar, em breve, com um instrumento de visão de raios X capaz de detectar à distância se uma pessoa está portando uma arma.

O chefe da polícia nova-iorquina, Ray Kelly, afirmou nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva, que já estão em fase avançada os testes desta ferramenta, que permite detectar à distância a presença de metais sob a roupa.

O aparelho mede a radiação terahertz, energia natural emitida por pessoas e objetos. “Se há algo que obstrui o fluxo desta radiação, por exemplo uma arma, o dispositivo ressaltará este objeto”, disse Kelly.

O dispositivo, com formato de caixa, pode se esconder dentro de um veículo, permitindo aos agentes de polícia escanear discretamente os suspeitos.

Esta ferramenta é vista como uma possível alternativa à controversa tática de detenções e revistas, com que a polícia aborda áreas com altos índices de delinquência.

“Ainda nos falta completar algumas provas, antes de poder determinar qual a melhor forma de implementar esta tecnologia. Mas estamos muito satisfeitos com o progresso que fizemos este ano”, afirmou Kelly.