Polícia de Londres levará câmeras para gravar suas atuações

A investigação absolveu a polícia, embora tenha concluído que Duggan estava desarmado quando foi baleado

Londres – A polícia armada de Londres levará câmeras de vídeo para gravar suas atuações, anunciou nesta quinta-feira o corpo, um dia após uma investigação judicial absolver agentes que dispararam e mataram um homem desarmado.

O comissário de polícia Bernard Hogan-Howe se reunirá com líderes comunitários para tentar acalmar a situação após a indignação causada pelo veredicto judicial, que absolveu os policiais pela morte em 2011 de Mark Duggan.

A família de Duggan reagiu ao veredicto com indignação e prometeu continuar lutando pela justiça para o pai de seis crianças, cuja morte provocou os piores distúrbios em cidades inglesas em décadas.

Hogan-Howe comemorou as conclusões da investigação judicial, mas admitiu que a morte conduziu a “uma significativa redução da confiança entre as comunidades negras de Londres” e a polícia.

“Neste ano iniciaremos um teste na qual os agentes armados levarão câmeras no corpo para gravar as atuações dos agentes e das pessoas com quem lidam”, anunciou o comissário.

“Queremos ver se é uma maneira efetiva de reunir provas e ganhar a confiança do público”, explicou.

A investigação absolveu a polícia, embora tenha concluído que Duggan estava desarmado quando foi baleado e que havia se livrado da arma que carregava pouco antes de ser abordado.