Polícia confirma quinta prisão por terrorismo islamita

Polícia acredita que pelo menos um dos suspeitos viajou para a Síria e tenta estabelecer se ele teria vínculos com o Estado Islâmico

Londres – A polícia metropolitana de Londres confirmou nesta quinta-feira que deteve o quinto suspeito de terrorismo islâmico na terça-feira, horas depois de prender outros quatro homens.

A Scotland Yard, que realizou várias batidas no norte e no oeste da capital britânica há dois dias, afirmou que não tinha tornado pública essa detenção até hoje por “motivos operacionais”.

A polícia acredita que pelo menos um dos suspeitos viajou para a Síria e tenta estabelecer se ele teria vínculos com a organização jihadista Estado Islâmico (EI).

A Scotland Yard obteve uma prorrogação da prisão, e todos os detidos, jovens entre 20 e 21 anos, continuarão sob custódia policial pelo menos até a próxima terça-feira.

As batidas em Londres permitiram uma “interrupção antecipada” do que poderia ter se tornado um “significativo plano” terrorista, afirmou a polícia.

Um dos detidos, de 21 anos, recebeu choques elétricos pelos agentes durante a detenção, mas a polícia garantiu que ele não ficou ferido e que não foi necessário tratamento médico.

Como parte da investigação, diversos veículos e domicílios em Londres foram revistados por agentes da unidade antiterrorista da polícia.

Agentes armados participaram da operação, mas não chegaram a utilizar munição real, assinalou a Scotland Yard em comunicado.