”Pinguim” vence candidato liberal em eleições na Escócia

Candidato visitou escolas de Edimburgo vestido de pinguim para conscientizar a população sobre os perigos da mudança climática

Londres – O desastre do Partido Liberal Democrata na Escócia, onde perdeu mais da metade de seus vereadores, se evidenciou de maneira curiosa em um distrito de Edimburgo, onde seu candidato foi superado em votos nesta sexta-feira por um ecologista fantasiado de pinguim.

Mike Ferrigan, que se autodenomina ”Professor Pongoo”, se apresentou há quatro semanas como candidato independente à circunscrição eleitoral de Pentland Hills e durante sua campanha visitou escolas da região vestido de pinguim para conscientizar a população sobre os perigos da mudança climática.

”Os trabalhistas e os liberais falam muito, mas eu, como pinguim, posso lhes ensinar como fazer as coisas”, proclamou o ”Professor Pongoo”.

Contra todas as previsões, os resultados oficiais anunciados hoje mostraram que este absurdo candidato obteve 444 votos neste distrito do sul de Edimburgo, enquanto o liberal Stuart Bridges conseguiu 370.

Os meios de comunicação britânicos divulgaram esta inusitada derrota, que em questão de minutos se transformou em um símbolo do duro castigo recebido pelo partido do vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, que governa em Londres junto com os conservadores, nas eleições locais realizadas ontem no Reino Unido.

Os usuários de redes sociais como Twitter não desperdiçaram a ocasião para brincar sobre isso com hashtags como ”derrotado por um pinguim”, enquanto alguns inclusive pediram que o carismático candidato se apresente para o cargo de primeiro-ministro.