PIBs da zona do euro e da UE cresceram 0,8% no primeiro trimestre

Os dados são da Eurostat. Em termos anualizados, o crescimento do PIB foi de 2,5%

Bruxelas – A economia dos países da zona euro e da União Europeia cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2011 na comparação com o trimestre anterior, segundo os primeiros dados publicados nesta sexta-feira pelo Eurostat, o escritório estatístico comunitário.

Durante o quarto trimestre de 2010, a taxa de crescimento havia sido de 0,3% na eurozona e de 0,2% na UE.

Em termos anualizados, o crescimento do PIB foi de 2,5% tanto na eurozona como na União Europeia.

No último trimestre de 2010, o aumento anualizado fora de 2% e 2,2%, respectivamente, o que confirma a progressiva aceleração do crescimento econômico europeu.

No que diz respeito às principais economias da UE, destaque para o avanço de 1,5% da Alemanha entre janeiro e março de 2011 frente ao trimestre anterior, e para a alta de 1% da França. Já a Holanda cresceu 0,9%.

O PIB do Reino Unido subiu 0,5%, enquanto a economia da Itália avançou apenas 0,1%. O único PIB a registrar queda foi o de Portugal, com redução de 0,7%.

Em termos anualizados, na comparação com o primeiro trimestre de 2010, o PIB da Finlândia cresceu 5,2%, o da Alemanha subiu 4,8% e o da Holanda, 3,2%.

No Reino Unido, a alta foi de 1,8%, enquanto chegou a 2,2% na França e a 1% na Itália.

Também em termos anualizados, a única queda, de 4,8%, ocorreu em Portugal.

Com relação às outras grandes economias mundiais, a europeia cresceu acima da americana, que progrediu 0,4% no primeiro trimestre de 2011 na comparação com o anterior.

Em termos anualizados, o PIB dos Estados Unidos avançou 2,3%, informou o Eurostat.