Petrobras e UFRJ inauguram laboratórios para pesquisas

O complexo de laboratórios fará pesquisas nas áreas de biotecnologia e de engenharia química, segundo informações da petroleira

Rio – A Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inauguraram, nesta sexta-feira, o Núcleo de Biocombustíveis, de Petróleo e de seus Derivados (NBPD), no campus da Ilha do Fundão (RJ), com investimento de R$ 5,2 milhões. O complexo de laboratórios fará pesquisas nas áreas de biotecnologia e de engenharia química, segundo informações da petroleira.

Serão estudadas linhas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos, com base em matéria-prima renovável, para obtenção de biocombustíveis, e estudos avançados com petróleo e seus derivados. A infraestrutura é formada por 16 laboratórios e três plantas piloto, ocupando 2 mil metros quadrados. O núcleo faz parte da Rede de Bioprodutos.

Segundo a Petrobras, o diferencial do NBPD será o trabalho de forma associada de matérias-primas renováveis e fósseis. O núcleo terá o conceito de biorrefinaria, baseado na utilização de biomassa para a produção de biocombustíveis para transporte, bioprodutos e energia, seguindo diferentes plataformas tecnológicas – bioquímica, termoquímica e oleoquímica.