Pesquisa mostra grande popularidade de Merkel

A chefe de doverno da Alemanha conta com a opinião favorável de 64% de seus cidadãos, o maior nível desde dezembro de 2009

Berlim – A chefe de governo da Alemanha, Angela Merkel, conta com a opinião favorável de 64% de seus cidadãos, o maior nível desde dezembro de 2009, pouco depois de sua reeleição, segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira.

Na última pesquisa da rede pública ARD, Merkel é a segunda personalidade política preferida pelos alemães, apenas superada por seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, membro, como ela, da União Democrata Cristã (CDU), com 65% das opiniões favoráveis.

Cerca de 69% dos entrevistados consideram que Merkel é uma boa chefe de Governo, 85% acreditam que “representa bem a Alemanha no mundo” e 55% pensam que não se comporta como uma “política partidarista”, mas como uma “personalidade acima dos partidos”.

Os líderes da oposição, Peer Steinbrück e Frank-Walter Steinmeier (Partido Social-Democrata, SPD), ocupam respectivamente a quarta e a quinta posição, com 55%.

O presidente alemão, Christian Wulff (CDU), imerso desde meados de dezembro em um escândalo político financeiro, é apoiado apenas por 33% dos alemães e só 16% o consideram uma pessoa honesta.

Se fossem realizadas hoje as eleições legislativas na Alemanha, o CDU ganharia um ponto (36% das intenções de voto) e seu aliado no governo, o partido liberal FDP, seguiria em grande dificuldade com apenas 3% dos votos (+1 ponto em relação à última pesquisa de 19 de janeiro).

O SDP e os Verdes perderiam também um ponto cada (29% e 15%, respectivamente), o partido da esquerda radical Die Linke ganharia um ponto (7%) e o Partido Pirata, grupo recém-chegado à política alemã, contaria com 6% de apoio.