Pesquisa de TV escocesa reduz a dois pontos a vitória do não

Pesquisa mostra que o "não" à independência se mantém à frente para o referendo de amanhã na Escócia, com 51%, contra 49% do "sim"

Edimburgo – Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela rede de televisão escocesa “STV” reduz a dois pontos a vitória do “não” à independência no referendo de amanhã na Escócia, com 51%, contra 49% do “sim”.

Essas porcentagens excluem os 5% de indecisos e que, se forem levados em conta, deixariam 49% para o “não” e 47% para o “sim”. A pesquisa, realizada ontem e anteontem por “Ipsos MORI” sobre uma amostragem de 1.405 escoceses, segue outra divulgada também nesta tarde que assinala que o “não” à secessão ganharia com maior margem, quatro pontos de diferença contra o “sim”. Essa pesquisa da Panelbase confirma os resultados de outros três pesquisas publicadas por jornais nas últimas horas que dão ao “não” à independência 52% dos votos contra 48% favoráveis à separação.

Amanhã, as urnas ficaram abertas durante 15 horas, das 7h às 22h, no horário local (3h às 18h, em Brasília) para que cerca de 4,3 milhões de pessoas votem se querem ou não que a região se separe do Reino Unido.