Pesquisa aponta Putin como o candidato preferido dos russos para 2012

Dos entrevistados, 27% querem Putin novamente nas eleições, enquanto 18% querem a reeleição de Medvedev. Na mesma pesquisa, 25% das pessoas não querem nenhum dos dois

Moscou – A maioria dos russos prefere o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, como candidato para as eleições presidenciais de 2012, segundo uma enquete publicada nesta quarta-feira.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Centro Levada, 27% dos entrevistados querem ver Putin na lista de candidatos presidenciais, enquanto 18% se pronunciaram a favor de que o atual presidente russo, Dmitri Medvedev, tente a reeleição.

Ainda assim, fontes do Centro Levada citadas pela agência “Interfax” indicaram que nos últimos nove meses a candidatura de Medvedev ganhou 4 pontos percentuais, enquanto a de seu primeiro-ministro perdeu 3.

Putin e Medvedev declararam em diferentes oportunidades que dialogarão para chegar a um acordo sobre qual dos dois sairá como candidato no pleito de 2012.

Enquanto 16% dos participantes da pesquisa consideraram que os dois deveriam concorrer nas eleições, 25% opinaram que nenhum deles deveria se candidatar.