Pequim suspende atividades escolares ao ar livre por poluição

Autoridades locais emitiram um alerta laranja, o segundo mais alto na escala de quatro

Pequim – O governo da capital da China alertou nesta quarta-feira que a forte poluição que paira sobre a cidade irá persistir esta semana, suspendendo a realização de atividades escolares ao ar livre e também a atividade nos canteiros de obras.

Autoridades locais emitiram um alerta laranja, o segundo mais alto na escala de quatro, o que significa três dias consecutivos de fumaça pesada sobre a cidade. Um alerta vermelho, o mais alto, significaria fumaça persistente por mais de três dias.

Lançado três anos atrás, em meio a um forte questionamento local sobre os efeitos da fumaça sobre a saúde, o sistema é uma das formas que as autoridades encontraram para remediar a situação do ar em grandes cidades após décadas de forte crescimento econômico alimentado pela construção de centenas de usinas termelétricas movidas a carvão, bem como a criação de uma imensa frota de automóveis.

Esta semana, o grupo ambientalista Greenpeace publicou um documento afirmando que os níveis de metais pesados no ar, entre eles o arsênico, o cádmio e o chumbo, caíram rapidamente em Pequim desde 2013. O grupo ligou o movimento ao fechamento de termelétricas ao redor da cidade.

Fonte: Associated Press.