Pequim espera que Obama beneficie tanto EUA quanto China

Porta-voz chinês disse que as relações entre os dois países progrediram nos últimos quatro anos

Pequim – O governo chinês felicitou nesta quarta-feira Barack Obama por sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA e expressou o desejo de que a política do dirigente em seu segundo mandato beneficie as duas potências.

“A China espera um progresso maior na cooperação entre ambos, que beneficie tanto a população dos dois países como ao mundo”, afirmou em entrevista coletiva o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hong Lei.

A fonte oficial acrescentou que os máximos líderes chineses, o presidente Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao, mandaram mensagens de felicitação a Obama.

Hu destacou em sua mensagem principalmente o trabalho realizado pelo presidente americano, dizendo que “nos últimos quatro anos e graças aos esforços de ambas as partes as relações entre EUA e China tiveram um progresso positivo”.

Também lembrou que nos últimos anos tanto a Administração americana como a chinesa trabalharam “para manter a paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região Ásia Pacífico”, sem falar das recentes tensões que a China tem com vizinhos como o Japão e o Vietnã, nem as acusações de Pequim que Washington aproveitou estes conflitos em benefício próprio.