Pentágono vai abrigar 20 mil crianças imigrantes desacompanhadas

Donald Trump ordenou que o Departamento de Defesa coloque à disposição, caso necessário, qualquer prédio que possa ser usado para alojar os imigrantes

O Departamento de Saúde (HHS) americano pediu ao Pentágono que se prepare para abrigar, em suas bases militares, 20 mil crianças imigrantes que entraram no território do país desacompanhadas de adultos, disse à AFP um funcionário de alto escalão.

“Foi solicitado ao Departamento de Defesa que apoie o HHS, que pediu 20.000 leitos”, disse o alto funcionário, que pediu anonimato.

As camas seriam para crianças desacompanhadas.

Em seu decreto assinado nesta quarta-feira para dar fim à separação das famílias de imigrantes em situação irregular, o presidente americano, Donald Trump, ordenou que o Departamento de Defesa coloque à disposição, caso necessário, qualquer prédio que possa ser usado para alojar os imigrantes, ou até considere construir novas instalações.

O Ministério da Saúde considera, há semanas, usar algumas das bases militares localizadas no sul do país para alojar crianças imigrantes que chegam sozinhas aos Estados Unidos, enquanto esperam seus familiares.

Quatro bases foram selecionadas, inclusive três no Texas e uma no Arkansas.