Partido Popular comemora vitória nas eleições gerais espanholas

Dados dão ao PP 43,5% dos votos entre 181 e 185 cadeiras, frente a 30% para o PSOE

Madri – O Partido Popular comemora a vitória nas eleições gerais deste domingo na Espanha, logo após a divulgação dos dados da pesquisa boca-de-urna ao fechamento dos colégios eleitorais, que apontaram o PP como o vencedor por maioria absoluta.

A vice-secretária de organização do Partido Popular e diretora da campanha eleitoral dos populares, Ana Mato, falou com a imprensa para confirmar que, de acordo com esses resultados, “o PP ganhou as eleições”.

“A mudança política” liderada por Mariano Rajoy “ganhou nesta noite na Espanha com uma grande maioria”, declarou Mato.

Segundo ela, se confirmados os dados que dão ao PP 43,5% dos votos (entre 181 e 185 cadeiras), frente a 30% para o PSOE (entre 115 e 119 cadeiras), “começará uma nova etapa a partir desta segunda-feira, onde o único objetivo será vencer a crise e o desemprego”.

Minutos antes, a diretora da campanha eleitoral do PSOE, Elena Valenciano, assinalou que os dados da pesquisa divulgados indicavam a vitória ao PP e “um notável grau de apoio cidadão ao PSOE”.

Apesar das palavras, ela não reconheceu a derrota, já que “a experiência demonstrou que é preciso receber esses dados com respeito, mas cautela”.

Ela disse que somente após a divulgação dos dados oficiais da apuração os socialistas vão se pronunciar sobre o resultado.

Elena ressaltou que o compromisso do PSOE é exercer a responsabilidade que as urnas outorgarem “como sempre” fizeram: “Com lealdade à Espanha e toda a energia de nossas ideias”.