Partido de Chávez envia ‘calorosas’ felicitações a Fidel

Seis anos após deixar o poder por uma grave doença, o aniversário do homem que governou Cuba durante quase meio século foi marcado pela discrição

Caracas – O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), liderado pelo presidente Hugo Chávez, enviou nesta segunda-feira as ”mais calorosas” felicitações ao líder cubano, Fidel Castro, por ocasião de seu 86º aniversário e elogiou sua ”luta eterna”.

”Aproveitamos para enviar hoje, do Partido Socialista e do povo da Venezuela, um feliz aniversário ao companheiro Fidel”, disse em entrevista coletiva o vice-presidente do partido e presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Diosdado Cabello.

”De nosso partido lhe enviamos as mais calorosas felicitações e o reconhecimento a sua luta eterna”, continuou o dirigente.

Seis anos após deixar o poder por uma grave doença, o aniversário do homem que governou Cuba durante quase meio século foi marcado pela discrição, como de costume nos últimos anos.

Chávez considerou Fidel um ”pai” político e mais recentemente seu ”médico superior”, depois que o cubano o impediu de voltar doente para a Venezuela e insistiu que tratasse o câncer que foi diagnosticado em Havana em junho de 2011.

”A sabedoria, o gênio de Fidel, que perdurou por todas as épocas e seguirá perdurando por todas as épocas”, considerou Cabello ao fazer votos para que ”estes sejam os primeiros 86 anos do companheiro Fidel”.

Além do presidente do PSUV, integrantes do gabinete venezuelano também felicitaram o ex-presidente cubano através da rede social Twitter.

”Feliz aniversário Fidel! Seu exemplo, seu moral, sua estrela iluminará sempre os caminhos dos revolucionários”, afirmou o ministro de Comunicação, Andrés Izarra.

Enquanto isso, o ministro do Interior, Tareck el Aissami, escreveu: ”Feliz aniversário comandante… 86 anos de batalha pela humanidade, viva Fidel!”.

A televisão estatal, ”Venezolana de Televisión”, também transmitiu várias notas sobre o aniversário de Fidel.