Partido de Boris Johnson amplia vantagem uma semana antes das eleições

Pesquisa mostra partido Conservador com 45% e os trabalhistas com 31%

Londres — O Partido Conservador, do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ampliou a vantagem sobre o Partido Trabalhista, de oposição, para 14 pontos percentuais, mostrou uma pesquisa da Survation para o programa Good Morning Britain, da rede ITV, nesta segunda-feira.

Uma semana atrás, a diferença era de 9 pontos a favor dos conservadores. A sondagem mostra o partido de Johnson com 45%, um avanço de 2 pontos, e os trabalhistas com 31%, um recuo de 2 pontos, antes da eleição nacional de quinta-feira.

Os números são arredondadas para cima, o que explica a discrepância entre o crescimento semanal da liderança dos conservadores e a mudança na cifra individual de cada partido.

A pesquisa também revelou que 52% dos entrevistados cogitam votar taticamente, enquanto 44% disseram que não agirão dessa forma.

A pesquisa telefônica com 1.012 pessoas foi realizada entre 5 e 7 de dezembro. Os entrevistados ouviram os nomes dos partidos e candidatos que concorrem em seus próprios redutos eleitorais.