Park afastada; Murdoch quer a Sky…

Park afastada

Por 234 votos a favor e 56 contra, o Parlamento da Coreia do Sul aprovou o impeachment da presidente Park Geun-hye. Agora a medida precisa ser ratificada pela Suprema Corte do país antes de a presidente ser efetivamente destituída do cargo. A decisão da Justiça pode demorar até seis meses e, nesse período, a presidência será transferida ao primeiro-ministro, Hwang Kyo-ahn. Park é acusada de deixar que uma amiga interferisse em assuntos confidenciais do governo e usasse a influência da presidente para extorquir empresas sul-coreanas, como a Samsung.

O banqueiro de Trump

O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, teria oferecido a chefia do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca a Gary Cohn, diretor do banco Goldman Sachs. Segundo a imprensa americana, o convite já foi feito, mas não se sabe se Cohn vai aceitá-lo. O Conselho Econômico Nacional é uma das pastas mais importantes do grupo econômico do governo. Se aceitar, Cohn não será o primeiro membro do Goldman a participar da equipe de Trump: Steven Mnuchin, também ex-diretor do grupo, foi escolhido para o cargo de secretário do Tesouro.

Obama investiga hackers

O presidente americano, Barack Obama, pediu a agências de inteligência americanas que investiguem possíveis ataques virtuais nas eleições presidenciais deste ano. A conselheira nacional de segurança, Lisa Monaco, afirmou que as invasões podem ter chegado a “um novo patamar”. Um relatório deverá ser entregue a Obama e ao Congresso antes que o presidente deixe a Casa Branca, em 20 de janeiro. Em outubro, o governo acusou a Rússia de ter liderado o ataque a servidores do Partido Democrata, vazando e-mails confidenciais da legenda — as mensagens mostravam, por exemplo, figurões do partido trabalhando em prol de Hillary Clinton nas primárias, em detrimento do ex-pré-candidato Bernie Sanders.

Murdoch de olho na Sky

O conglomerado de mídia 21st Century Fox, do bilionário Rupert Murdoch, fez uma oferta para comprar 61% da britânica Sky por 14 bilhões de dólares. As 10,75 libras por ação oferecidas representam mais de 30% do valor de mercado da Sky. A proposta é defendida pela diretoria da Sky e fortaleceria o papel de James Murdoch, filho de Rupert Murdoch, que é presidente da Fox e presidente do conselho da Sky. A Fox já havia tentado comprar a Sky em 2011, mas a tentativa acabou barrada por autoridades regulatórias do Reino Unido, que afirmaram que a aquisição daria muito poder a Murdoch.

Mudança na Coca

O presidente da empresa de bebidas Coca-Cola, Muhtar Kent, deixará o cargo em maio do ano que vem, quando será substituído por James Quincey. Quincey dirigiu as filiais da Coca no México e na Europa e foi responsável por uma série de mudanças, como a inserção de garrafas menores e a redução de açúcar e calorias das bebidas. Mais de 70% das vendas da Coca são bebidas, mas, diante da crescente preocupação com a saúde, a demanda por drinques açucarados está caindo. Como presidente, Quincey afirmou que continuará trabalhando em iniciativas desse tipo e disse que o futuro precisa de “reformulações e inovações”. As ações da empresa subiram 2,6% após a notícia da troca, chegando a mais de 42 dólares.