Paraguai confirma mais de 200 novos casos de dengue

Casos de dengue no país alcançam um total de 1.088, confirmados hoje pelo Ministério da Saúde Pública

Assunção – Os casos de dengue no Paraguai continuam aumentando semana após semana, e nesta alcançam um total de 1.088, confirmados hoje pelo Ministério da Saúde Pública.

O número representa 218 a mais do que o registrado há sete dias, embora o total de mortes se mantenha em cinco, o mesmo que em tudo o ano de 2015.

De acordo com o Sistema de Vigilância da Saúde, há 2.874 casos prováveis em todo o país, e 62.036 suspeitos. Segundo o órgão, os maiores surtos estão na região metropolitana de Assunção e no departamento Central.

A febre chicungunha, por sua vez, registrou 22 casos, quatro a mais do que uma semana atrás. Mantêm-se estáveis os casos de zika, que somaram seis diagnósticos em novembro do passado na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira o estado do Mato Grosso do Sul.

A progressão da dengue corre paralelamente aos esforços do governo para erradicar o Aedes aegypti, o mosquito transmissor dessa doença, do zika e da chicungunha.

De 24 de fevereiro a ontem, equipes do Ministério da Saúde identificaram um total de 84.229 criadouros de mosquito no país.

O Paraguai declarou em janeiro o alerta epidemiológico perante a presença das três doenças. O país registrou em 2015 um total de cinco mortes por dengue e 16.516 casos confirmados da doença, além de 4.292 de chicungunha.

Em 2013, o Paraguai viveu a pior epidemia de dengue de sua história, com 150 mil casos registrados da doença, que matou 252 pessoas, em um país com 6,7 milhões de habitantes.