Papa realiza sua 1ª audiência pública na Praça de São Pedro

A audiência está marcada para quarta-feira, dia tradicionalmente destinado pelos papas a se reunir com os fiéis de todo o mundo que visitam o Vaticano

Cidade do Vaticano – O papa Francisco realizará amanhã sua primeira audiência pública das quartas-feiras, e devido aos vários pedidos feitos ao Vaticano, ela será realizada na praça de São Pedro, e não na Sala Paulo XVI, como é normal durante os dias de frio e chuva.

A quarta-feira é o dia tradicionalmente destinado pelos papas a se reunir com os fiéis de todo o mundo que visitam o Vaticano. Durante a audiência, o pontífice dedica a catequese a um tema que considere de interesse, e depois costumava fazer um resumo do mesmo em diferentes idiomas. Depois, cumprimentava os presentes nessas línguas.

Todos os olhares estão voltados ao encontro de amanhã, realizado nove dias após o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio ter sido eleito papa

O pontífice já se reuniu no Vaticano com os cardeais, líderes de outras religiões, membros do corpo diplomático e políticos (entre eles a presidente Dilma Rousseff), e no domingo passado abriu os ritos da Semana Santa presidindo a Procissão de Ramos na Praça de São Pedro.

Em todos os seus encontros ele se mostrou próximo, simples, saudou carinhosamente os presentes e beijou a crianças e doentes.

A audiência pública será celebrada pelo papa um dia antes do começo do Tríduo Pascal.

Francisco oficiará todos os ritos da Semana Santa, a primeira de seu pontificado, com a novidade de, em vez de celebrar a missa da Quinta-Feira Santa na Basílica de São João de Latrão, já que é o bispo de Roma, o fará em um centro corretivo de menores na capital italiana. Às 9h30 locais (5h30 de Brasília), ele vai oficiar na Basílica de São Pedro a Missa Crismal, que marca o começo do Tríduo Pascal.


Como bispo de Roma, os ofícios da Quinta-Feira Santa, ou seja, a Missa do Jantar do Senhor, são celebrados pelo papa na Basílica de São João de Latrão, que é a catedral de Roma.

Visto que o papa ainda não tomou posse oficial de São João de Latrão, a princípio o Vaticano anunciou que os ofícios da Quinta-Feira Santa seriam realizados na Basílica de São Pedro. Mas, no final, o papa decidiu celebrá-lo no reformatório de menores de Casal del Marmo, nos arredores de Roma.

Durante a missa do Jantar do Senhor, haverá o tradicional lava-pés de 12 pessoas, imitando o realizado por Jesus com os apóstolos, por isso o papa lavará os pés de 12 menores de confissões religiosas diferentes reclusos nesse centro.

Segundo informou hoje o Ministério da Justiça italiano, nesse centro estão retidos 46 jovens, sendo 35 do sexo masculino e 11 do feminino.

Bento XVI também visitou esse centro de reclusão de menores e lá celebrou missa em 19 de março de 2007.

Na Sexta-Feira Santa, Francisco presidirá na basílica de São Pedro do Vaticano a Paixão do Senhor, e à noite irá ao Coliseu de Roma para a tradicional Via-Sacra.

No sábado, será realizada a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro, e no dia seguinte, o Domingo da Ressurreição, o pontífice vai oficiar a Missa da Ressurreição e dividirá a tradicional bênção “Urbi et Orbi” (à cidade de Roma e ao mundo).

Na segunda-feira, 1º de abril, feriado para a Igreja, Francisco rezará o Ângelus da janela de seu apartamento, que tem vista para a Praça de São Pedro.