Papa Francisco recebe presidente do Irã no Vaticano

O Vaticano elogiou o tom mais moderado do Irã desde a eleição de Rouhani e saudou o acordo com as grandes potências sobre o programa nuclear

O Papa Francisco expressou nesta terça-feira ao presidente iraniano, Hassan Rouhani, sua esperança de paz no Oriente Médio, depois de uma reunião de 40 minutos no Vaticano, de acordo com jornalistas presentes.

“Muito obrigado pela sua visita e eu o espero em paz”, declarou o Papa em italiano.

“Por favor, ore por mim. Fez-me muito bem encontrá-lo, e desejo-lhe um bom trabalho”, respondeu em farsi Rouhani na saída da biblioteca papal.

O presidente da República Islâmica do Irã chefiava de uma delegação de 12 pessoas, diplomatas em Roma e oficiais vindos de Teerã, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Javad Zarif.

Depois do encontro com o Papa, Rouhani e Zarif se reuniram com o secretário de Estado, No.2 do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, e o ministro das Relações Exteriores, o arcebispo Paul Gallagher.

O Vaticano elogiou o tom mais moderado do Irã desde a eleição de Rouhani e saudou o acordo com as grandes potências sobre o programa nuclear iraniano.

Francisco e Rouhani provavelmente discutiram o papel estabilizador que o Irã pode desempenhar no Médio Oriente.