Panamá Papers; Frida; Grécia…

Na semana:

– O senado americano pode votar esta semana uma lei que pode autorizar as vítimas do atentado de 11/9 a processar a Arábia Saudita pela perda de seus familiares. Advogados americanos têm tentado provar o envolvimento saudita no ataque terrorista.

Segunda-feira 9

– Mais de 200.000 empresas envolvidas em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro terão seus nomes divulgados pela investigação jornalística Panamá Papers.

– Um julgamento em São Francisco, nos Estados Unidos, decide se o Google precisará pagar uma multa de 8,8 bilhões de dólares à empresa de serviços de internet Oracle, que acusa a concorrente de favorecer os próprios produtos e aplicativos no sistema operacional Android.

– Ministros de finanças da Zona do Euro realizam reunião de emergência para discutir medidas de punição à Grécia, que tem descumprido as metas orçamentárias estabelecidas pelo bloco.

– Líderes da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França se reúnem em Berlim para discutir um plano de paz para a Ucrânia oriental, que tem violado a trégua combinada com os separatistas russos.

– Também se reúnem representantes de França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Jordânia e Turquia, para discutir um plano para a Síria.

– Um enorme leilão de arte em Nova York, realizado pela Sotheby’s coloca à venda obras impressionistas, modernistas e contemporâneas ao longo de toda a semana. Entre as peças, está o quadro “Dois Nus na Floresta”, da pintora mexicana Frida Kahlo, avaliado entre 8 e 12 milhões de dólares.

Terça-feira 10

– Os membros fundadores da banda inglesa Led Zeppelin, Robert Plant e Jimmy Page, vão a tribunal para defender os acordes iniciais de sua canção mais famosa, “Stairway to Heaven”, após serem acusados, em 2014, de plagiar a banda de rock americana Spirit.

– A empresa chinesa de eletrônicos Xiaomi lança seu primeiro “phablet”, smartphone de tela grande, de 6,5 polegadas, voltado para consumidores médios. O Mi Max deve custar cerca de 200 dólares.

Quarta-feira 11

– Tem início o 69º festival internacional de cinema de Cannes. O filme Aquarius, estrelado por Sônia Braga e dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, disputa a Palma de Ouro. O documentário Cinema Novo, do brasiliense Eryk Rocha (filho de Glauber Rocha), também participa de uma mostra oficial.

– PIB: Grécia, Alemanha, Portugal, Itália, Hong Kong, Malásia e União Europeia (segunda estimativa) divulgam os resultados do primeiro trimestre do ano.