Outra estátua de Lênin é destruída no leste da Ucrânia

Estátua foi derrubada na cidade de Krivoi Rog, na Ucrânia, após nos últimos quatro dias três esculturas do líder bolchevique terem sido demolidas

Kiev – Uma estátua de Lênin foi derrubada na cidade de Krivoi Rog, na Ucrânia, na região de Dnepropetrovsk, após nos últimos quatro dias três esculturas do líder bolchevique terem sido demolidas por manifestantes no leste do país.

Segundo a imprensa local, que cita um grupo de ativistas chamado “Krivoi Rog contra o regime da ditadura”, a estátua foi derrubada ontem à noite em um parque situado na rua Lênin “de forma rápida e sem testemunhas”.

Anteriormente, os ativistas já tinham tentado destruir o monumento, mas a polícia impediu a ação.

Após a tentativa frustrada, os ativistas pediram para a prefeitura de Krivoi Rog retirar o monumento antes de 24 de setembro, o que não foi atendido pelas autoridades.

Nos últimos quatro dias, três estátuas de Lênin foram derrubadas na região vizinha de Kharkiv, uma delas na capital de mesmo nome, o que provocou tensões na praça central da cidade entre partidários e opositores do fundador da União Soviética.

Desde o início, no final de 2013, dos protestos contra o presidente deposto ucraniano Viktor Yanukovich, foram destruídas dezenas de estátuas e bustos de Lênin em todo o país.

A primeira e mais simbólica foi uma estátua derrubada em dezembro por manifestantes em pleno centro de Kiev, muito perto da emblemática Praça da Independência (Maidan).