Oposição mexicana acusa PRI de lavagem de dinheiro

O PRI venceu as eleições presidenciais de 1° de julho no México, e os opositores querem que as despesas da campanha eleitoral da legenda sejam revisadas

Cidade do México – O Partido Ação Nacional (PAN), atualmente no poder no México, e o Partido da Revolução Democrática (PRD), que representa a esquerda, apresentarão conjuntamente uma denúncia à Procuradoria Geral do país para que o Partido Revolucionário Institucional (PRI) seja investigado por suposta lavagem de dinheiro.

O PRI venceu as eleições presidenciais de 1° de julho no México, e os opositores querem que as despesas da campanha eleitoral da legenda sejam revisadas, disse nesta quinta-feira o presidente do PAN, Gustavo Madero, ao lado do presidente do PRD, Jesús Zambrano.

Na noite de quarta-feira, os políticos também apresentaram um pedido às autoridades para que acelerem a investigação de uso irregular de fundos de campanha antes que a Justiça confirme o resultado as últimas eleições.

Madero esclareceu que, quando se refere à lavagem de dinheiro, não significa necessariamente que a origem dos fundos seja o crime organizado, mas pode se tratar de evasão de impostos ou do uso irregular de fundos públicos ou privados. “Tudo isso é denominado como lavagem de dinheiro”, insistiu o líder do PAN.