ONU pede US$ 8,5 bilhões para ajuda humanitária

Os fundos serão destinados a ajudar 51 milhões de pessoas em 16 países, disse a coordenadora da ONU para a ajuda humanitária, Valerie Amos

Genebra – A Organização das Nações Unidas (ONU) fez, nesta sexta-feira, em Genebra, um pedido para arrecadar 8,5 bilhões de dólares para apoiar as operações de ajuda humanitária em 2013.

Os fundos serão destinados a ajudar 51 milhões de pessoas em 16 países, disse a coordenadora da ONU para a ajuda humanitária, Valerie Amos.

No pedido estão incluídas “as necessidades de um milhão de crianças no Iêmen, que sofrem com a desnutrição aguda” e as de “quase meio milhão de refugiados e repatriados no Sudão do Sul”, disse Valerie Amos.

“No Níger, mais de um milhão e meio de pessoas não têm alimentos suficientes”, acrescentou Amos, ao detalhar as ações mais urgentes.

“Fazemos este pedido aos governos, ao setor privado e à sociedade civil para que contribuam para salvar vidas em 2013”, disse Amos em Genebra.

Em 2012 o número de pessoas que precisavam de ajuda humanitária era similar, mas para 2013 as quantias solicitadas são maiores, informou.