OEA abre 45ª Assembleia Geral

A reunião será focada na reforma da instituição e na modernização de sua visão estratégica, como foi anunciado pelo secretário-geral, Luis Almagro

A Organização dos Estados Americanos (OEA) abriu nesta segunda-feira sua 45ª Assembleia Geral, que será focada na reforma da instituição e na modernização de sua visão estratégica, como foi anunciado pelo secretário-geral, Luis Almagro.

Essa reunião deverá “gerar o roteiro para que, juntos, todos os países, a secretaria-geral e os funcionários da OEA, demos os passos necessários para aproximar nossa visão da realidade”, declarou Almagro na abertura do encontro.

De acordo com o diplomata uruguaio, a entidade deve se concentrar em “buscar os melhores caminhos para que a OEA seja essa plataforma de diálogo político que por sua configuração nenhum outro instrumento pode gerar”.

Entre as tarefas a serem cumpridas pela OEA, é necessário “fortalecer as instituições democráticas para trabalhar no interesse dos cidadãos”, disse Almagro.

Para isso, as delegações passaram várias semanas trabalhando em um projeto de resolução, que poderia ser aprovado nesta segunda-feira, com instruções para a equipe de Almagro comece imediatamente a repensar a estrutura da organização.