Obama vence na Flórida mais de meio ponto percentual

No último estado a divulgar a apuração, 4.129.499 eleitores apostaram no democrata Barack Obama, o que representa 49,85% do total

Miami – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu nas eleições de ontem, terça-feira, seu rival Mitt Romney por pouco mais de meio ponto percentual na Flórida, o último estado a divulgar o total da apuração eleitoral.

Segundo os dados da Divisão Eleitoral do Departamento de Estado da Flórida, foram contabilizados os 8.344.369 votos apresentados, de um total de 11.934.446 eleitores que estavam registrados para votar, o que representa uma participação de 69,92%.

Do total, 4.083.435 votos foram para o candidato republicano Mitt Romney, o que significa 49,29% do total; enquanto 4.129.499 apostaram no democrata Barack Obama, o que representa 49,85%.

Na Flórida, onde estão em jogo 29 votos no colégio eleitoral, a apuração dos votos populares dá assim uma mínima vantagem a Obama, embora suficiente para não ter de proceder a uma segunda apuração, já que a legislação estadual estabelece esse recurso para os casos em que a margem é menor do que meio ponto percentual.

Os republicanos venceram na Flórida durante as seis últimas eleições presidenciais e nesta campanha ambos os candidatos deram uma grande atenção ao estado, que já se previa que seria decisivo para o resultado eleitoral, já que era o maior dos chamados estados ‘indecisos’, aqueles onde o empate entre ambos fazia difícil prever quem seria o ganhador.

No entanto, o fato de que Obama se impôs com mais folga em outros estados com esse perfil fez com que não fosse necessário esperar ao resultado da Flórida para que o atual presidente americano pudesse cantar vitória.