Obama recebe reis da Holanda na Casa Branca

O presidente americano recebeu os reis Willem-Alexander e Máxima, e destacou a importância da aliança bilateral com a Holanda

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta segunda-feira na Casa Branca os reis Willem-Alexander e Máxima, da Holanda, e destacou a importância da aliança bilateral com o país europeu e repassou vários assuntos como a situação na Ucrânia e a luta contra o Estado Islâmico (EI).

O casal real está em sua primeira visita oficial aos Estados Unidos desde sua chegada ao trono em abril de 2013.

“A Holanda sempre foi um de nossos maiores aliados”, destacou Obama aos jornalistas após a reunião, realizada no Salão Oval.

O presidente contou que conversaram com os reis sobre a situação na Ucrânia, o combate ao ebola, a luta contra o EI e os progressos desde a cúpula de segurança nuclear, realizada em Haia ano passado.

Além disso, Obama expressou aos monarcas seu “compromisso” de apoiar a Holanda na investigação sobre a queda, em julho do ano passado, do voo MH17 da Malaysia Airlines, que ia de Amsterdam a Kuala Lumpur.

Esse avião, cujos passageiros eram na maioria holandeses, teria sido derrubado por um míssil terra-ar na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, controlada pelos separatistas pró-Rússia, que negaram ser responsáveis pela tragédia.

O rei Willem ofereceu suas condolências aos cidadãos do Texas e de Oklahoma, que sofreram com inundações, e ao vice-presidente americano, Joseph Biden, cujo filho mais velho, Beau, morreu neste fim de semana aos 46 anos por um tumor cerebral.

O monarca disse também que “os Estados Unidos e a Holanda estão unidos lado a lado, na luta contra os jihadistas do EI”.

A rainha Máxima, com um vestido branco e preto e um pequeno chapéu negro, ficou sentada à esquerda de seu marido e não fez declarações.

Antes de seu encontro com Obama, os reis visitaram no começo da manhã o cemitério de Arlington, nos arredores de Washington, para depositar flores no túmulo ao soldado desconhecido.

À tarde o casal real se reunirá com líderes do Congresso americano e à noite, assistirão a uma partida de beisebol entre Washington Nacionals e Toronto Blue Jays.

A visita oficial dos monarcas aos EUA continuará nesta terça-feira em Grand Rapids, em Michigan, o estado que abriga a maior comunidade holandesa do país.

Na quarta-feira, na última etapa da viagem, o rei Willem e a rainha Máxima participarão em Chicago de um jantar de negócios com 350 representantes de empresas holandesas e americanas, que contará com a presença do prefeito dessa cidade, Rahm Emanuel.