Em meio a tensões, Obama recebe presidente da China

Autoridades norte-americanas e chinesas esperam colocar as conversas em uma situação favorável ao mostrar pelo menos uma área de cooperação

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta sexta-feira o presidente chinês, Xi Jinping, em sua primeira visita de Estado aos EUA, mas a cerimônia provavelmente não vai mascarar as tensões sobre a suposta espionagem virtual chinesa, as políticas econômicas de Pequim e as disputas territoriais com seus vizinhos.

Obama recebeu Xi em sua chegada à Casa Branca para uma elaborada cerimônia, incluindo uma guarda militar de honra, que será seguida por uma cúpula formal e um jantar de Estado.

Autoridades norte-americanas e chinesas esperam colocar as conversas em uma situação favorável ao mostrar pelo menos uma área de cooperação –a luta global contra a mudança climática– quando os líderes anunciarem um acordo nesta sexta-feira para construir um acordo sobre as emissões.

Mas a conquista é quase certa de ser ofuscada pelos grandes desacordos que marcam uma crescente rivalidade entre as duas maiores potências econômicas do mundo.