Obama pedirá a Putin para esclarecer envolvimento na Síria

O presidente americano se reunirá com o presidente russo para entender o envolvimento russo na Síria

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin, na segunda-feira à tarde, durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, disseram autoridades da Casa Branca nesta quinta-feira.

Obama vai procurar entender como o governo russo planeja combater o Estado Islâmico, ao aumentar sua presença militar na Síria, disse Celeste Wallander, diretora-sênior do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca para a Rússia.

“Há muita conversa e agora é hora de esclarecer e de a Rússia ser clara sobre como exatamente propõe ser um contribuinte construtivo para o que já é uma coalizão de várias nações”, afirmou Wallander a repórteres antes da sessão anual da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, da qual Obama participará de domingo a terça-feira.

Obama vai pressionar Putin a cumprir os compromissos assumidos pela Rússia em fevereiro para retirar seus militares da Ucrânia até o final do ano, disse Wallander.

Obama também terá a oportunidade de conversar com o presidente cubano, Raúl Castro, em algum momento durante a reunião, afirmou a Casa Branca.