Obama parabeniza Cameron por “impressionante” vitória

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama declarou que espera continuar trabalhando com Cameron, a quem considera um "amigo"

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou nesta sexta-feira o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, pela “impressionante” vitória eleitoral, ao ganhar o pleito no Reino Unido por maioria absoluta, ao contrariando todas as previsões.

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama declarou que espera continuar trabalhando com Cameron, a quem considera um “amigo”.

“Desfrutei trabalhando com o primeiro-ministro Cameron em uma série de interesses comuns nestes últimos anos e espero continuar fortalecendo os laços entre nossos países”, afirmou.

O líder destacou também a “relação especial e essencial” que existe entre EUA e o Reino Unido. Cameron visitou a Casa Branca em janeiro e ambos os governantes concordaram em aumentar a cooperação bilateral em matéria de segurança virtual e contra o terrorrismo.

Nas eleições de quinta-feira no Reino Unido, Cameron, do Partido Conservador, obteve 330 das 650 cadeiras da Câmara dos Comuns do parlamento de Westminster, superando o número de 326 que marca a maioria absoluta necessária para governar sem o apoio de outras formações menores.

O avanço dos conservadores foi muito mais arrasador do que previam os analistas, que apontaram um empate técnico da formação com o Partido Trabalhista.

Ao renovar o mandato, Cameron prometeu governar para as quatro regiões que formam o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e cumprir com “todas” as promessas eleitorais, incluindo o referendo sobre a permanência ou saída do país da União Europeia (UE).