Obama mantém ofensiva contra política econômica de Romney

Obama fez campanha no estado-chave de Iowa horas depois de as pesquisas realizadas em seguida terem atribuído ao presidente a vitória no debate de terça-feira

Mount Vernon – O presidente Barack Obama atacou nesta quarta-feira Mitt Romney, ao acusá-lo de oferecer um acordo econômico “incompleto” aos americanos, enquanto tentava consolidar seu avanço após o segundo debate contra o adversário republicano.

Obama fez campanha no estado-chave de Iowa horas depois de as pesquisas realizadas em seguida terem atribuído ao presidente a vitória no debate realizado na noite de terça-feira em Long Island, Nova York, importante para acalmar os democratas preocupados.

Romney, que não explicou como financiaria seus planos de redução de impostos e do déficit, está oferecendo aos americanos um “acordo incompleto”, disse Obama diante de cerca de 2.000 pessoas reunidas em um campus universitário em Mount Vernon.

“Vocês não querem investir neste acordo incompleto”, disse Obama, durante uma visita destinada a estimular a votação antecipada em um condado onde venceu facilmente o republicano John McCain quatro anos atrás.

Obama também acusou Romney de esconder os detalhes sobre como financiará seu plano de redução em 20% dos impostos em todos os âmbitos.

“Normalmente, quando um político diz a você que vai esperar até depois das eleições para explicar um plano, não tem uma surpresa agradável guardada para você”, disse Obama.

O presidente também utilizou uma declaração infeliz de Romney, que no dia anterior havia afirmado, para defender seu balanço em matéria de promoção das mulheres quando era governador de Massachussetts, que “havia formado arquivos inteiros cheios de mulheres” em vez de dizer “cheios de currículos de mulheres”.

“Não precisamos recuperar vários arquivos para encontrar jovens mulheres qualificadas, talentosas e motivadas”, afirmou Obama que, como seu adversário, tenta recuperar o apoio feminino, que representa 53% do eleitorado.

Com uma pitada de falsa modéstia, Obama também se referiu a sua atuação no debate da noite de terça-feira, quando, segundo os analistas, registrou um grande avanço em relação ao primeiro encontro cara a cara realizado há duas semanas.

“Ainda estou trabalhando para pegar o jeito desta coisa, debater, mas estamos trabalhando nisto, continuaremos melhorando. Ainda falta um”, disse, referindo-se ao próximo e último debate frente a frente que resta aos candidatos antes das eleições.