Obama conversa com líderes europeus sobre crise financeira na Europa

Barack Obama conversou nesta quinta-feira por telefone com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o presidente da França, Nicolas Sarkozy

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou nesta quinta-feira por telefone com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, como parte de suas contínuas consultas bilaterais sobre a crise financeira na Europa, informou nesta quinta-feira a Casa Branca, em comunicado.

Obama também havia falado previamente com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, sobre o tema em questão, acrescentou a nota. O presidente americano telefonou a Napolitano para discutir sobre a situação econômica na Itália após o anúncio da renúncia do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, Obama expressou ao chefe de Estado italiano sua confiança na liderança do presidente Napolitano para ‘estabelecer um Governo interino na Itália que inicie um programa agressivo de reformas e restabeleça a confiança dos mercados’.

A série de consultas de Obama faz parte das crescentes pressões da comunidade internacional para que o Governo da Itália apresente propostas para enfrentar a crise financeira que atinge o país. EFE