Obama anuncia hoje indicação à vaga de juiz na Suprema Corte

O presidente americano comunicará sua decisão às 11h (10h em Brasília) em um pronunciamento na Casa Branca

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará nesta quarta-feira seu candidato a substituir na Suprema Corte o juiz Antonin Scalia, morto em fevereiro, uma de suas decisões mais importantes como presidente, afirmou.

“Tomei minha decisão. Hoje anunciarei a pessoa que acredito que está eminentemente qualificada para fazer parte da Suprema Corte”, escreveu Obama em um e-mail.

O presidente americano comunicará sua decisão às 11h (10h em Brasília) em um pronunciamento na Casa Branca.

“Designando um indicado hoje, estou cumprindo meu dever constitucional. Estou fazendo meu trabalho. Espero que nossos senadores façam seu trabalho, e atuem com rapidez para considerar esta indicação”, acrescentou.

Deste modo, Obama lançou um desafio aos republicanos, que contam com maioria no Senado, onde a nomeação deve ser confirmada, e que já advertiram da intenção de evitar a votação até ano que vem, após a posse do novo presidente dos EUA, que será eleito em novembro.

Entre os candidatos finalistas a ocupar o cargo de Scalia, especula a imprensa, estão os juízes federais de apelação Sri Srinivasan, Merrick Garland e Paul Watford.