Obama alerta republicanos de falta de acordo sobre orçamento

"O Congresso dispõe de cerca de duas semanas para aprovar um orçamento", recordou o presidente durante um discurso a empresários em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu os legisladores republicanos acerca de uma paralisação dos organismos do Estado federal caso não se chegue a um acordo sobre o orçamento no Congresso antes do final do mês.

“O Congresso dispõe de cerca de duas semanas para aprovar um orçamento”, recordou o presidente durante um discurso a empresários em Washington.

“Se os legisladores não fizerem isso, o governo federal será paralisado pela segunda vez em dois anos”, destacou. O presidente denunciou o predomínio de “questões ideológicas” que não têm nada a ver com assuntos orçamentários.

O ano fiscal 2016 começa em 1º de outubro e o Estado federal não poderá funcionar normalmente se o Congresso não aprovar os recursos.

Entretanto, uma parte da direita americana, escandalizada por algumas medidas da Planned Parenthood (Paternidade Planejada), a maior organização americana de planejamento familiar, se nega a aprovar qualquer orçamento se o Congresso não cortar o financiamento a essa organização.