O que se sabe sobre o misterioso vírus que está se espalhando pelo mundo

Detectado na China, novo coronavírus está se espalhando pelo mundo e já há casos registrados no Japão, Tailândia, Coreia do Sul e Estados Unidos

São Paulo – O coronavírus da China deixou o mundo em estado de alerta nesta semana depois da notícia de que há mais de 7.000 pessoas infectadas. Primeiro detectada na China, a doença já ultrapassou as fronteiras e casos já foram registrados em outros países, como o Japão, França e Estados Unidos.

Veja também

De acordo com cientistas, o vírus em questão é uma nova cepa do coronavírus. Segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), essa é uma família que reúne uma variedade de agentes infecciosos. Tais são geralmente encontrados em animais, como camelos e morcegos, e raramente infectam os seres humanos e são transmitidos entre eles, como é o que se observa nesse episódio.

Abaixo, veja tudo o que se sabe até o momento sobre o surto de coronavírus.

O que é coronavírus, quais os sintomas da doença e como se prevenir?

Esse vírus (tecnicamente identificado como 2019-nCoV) é uma nova cepa da família coronavírus, que é conhecida desde a década de 60 e é capaz de causar infecções em humanos e também em animais.

A doença causa problemas respiratórias, tal qual um resfriado. Entre os principais sintomas do coronavírus, estão febre, tosse e dificuldades respiratórias.

As recomendações do Ministério da Saúde do Brasil para prevenir o contágio do coronavírus são:

  • evitar contato próximo com pessoas com algum tipo de doença respiratória;
  • lavar as mãos com frequência;
  • usar lenço descartável na higiene do nariz;
  • cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar.

Quando tudo começou?

O primeiro caso de infecção do novo coronavírus foi registrado em dezembro de 2019 em Wuhan, que fica na província de Hubei. A cidade tem cerca de 12 milhões de habitantes e está localizada a cerca de 900 quilômetros de Xangai. De acordo com o CDC, os pacientes infectados com o vírus têm como ligação um grande mercado de peixes, o que sugere que o mesmo se originou em algum animal.

Quantos casos foram registrados até o momento e em quais países?

Os números não param de crescer. Até agora, o número de casos de coronavírus superou a marca de 7.000 em mais de 20 países e ao menos 170 pessoas morreram.

É a primeira vez que algo do tipo acontece na China?

Não. Entre os anos de 2002 e 2003, outro tipo de coronavírus surgiu no país, quando a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) se espalhou mundo afora. Na época, 350 pessoas morreram na China e 300 e Hong Kong. Alguns especialistas já pontuaram que o novo coronavírus é muito similar ao vírus da SARS.

O que diz a Organização Mundial da Saúde sobre esse surto?

A OMS está tensa e teme que o novo vírus descoberto na China se espalhe para além dos países onde os casos já foram registrados. A expectativa, no entanto, é que mais casos venham à tona nos próximos dias não só em solo chinês, mas em outros países também. Especialistas aguardam a avaliação da entidade sobre classificar o surto como uma emergência internacional.