Número de mortos em acidente de barco em Mali chega a 72

O acidente aconteceu no Rio Níger, em 11 de outubro, quando um barco lotado de passageiros e carga, naufragou perto da cidade de Konna

BAMAKO – O número de mortos por um acidente de barco, em Mali, na semana passada, mais do que triplicou, chegando a 72 mortes depois que mais corpos foram encontrados, disse o governo no sábado.

O acidente aconteceu no Rio Níger, em 11 de outubro, quando um barco lotado de passageiros e carga, naufragou perto da cidade de Konna, quando se dirigia para Tombuctu, cidade ao norte do país.

“O último levantamento é de 72 mortos, 11 feridos sem gravidade e 210 resgatados”, disse Sounkalo Togola, porta-voz do governo.

As autoridades haviam divulgado um número inicial de 20 mortos. Togola disse que não há mais passageiros desaparecidos.

Abdoulaye Koumare, ministro de transportes de Mali, um dos ministros que visitaram o local do acidente, criticou a falta de procedimentos de segurança e disse que medidas de emergência, tais como limitação do peso da carga e número de passageiros, serão postas em prática.

O Rio Níger é uma importante rota para o transporte de mercadorias e de passageiros para o norte do deserto de Mali, que está se recuperando gradualmente, depois de meses de ocupação por rebeldes ligados à al-Qaeda no ano passado.