Novo secretário do Tesouro norte-americano visitará a China

Jacob Lew viajará à China na próxima semana para conversar com as novas lideranças chinesas em sua primeira viagem internacional desde sua posse

Washington – O secretário norte-americano Jacob Lew viajará à China na próxima semana para conversar com as novas lideranças chinesas em sua primeira viagem internacional desde sua posse, disse o Departamento do Tesouro nesta quinta-feira.

Lew visitará a China nos dias 19 e 20 de março e encontrará líderes chineses e autoridades econômicas “para discutir a relação bilateral e as oportunidades de cooperação e crescimento”, disse o Departamento.

“O secretário Lew também discutirá os esforços para nivelar as condições e criar novas oportunidades para os trabalhadores e empresários norte-americanos”.

Lew, que assumiu no final de fevereiro, está fazendo sua primeira viagem ao exterior para destacar a importância da relação econômica EUA-China e criar laços com a nova liderança, disse o Tesouro.

O anúncio aconteceu depois da nomeação de Xi Jiping como presidente pelo parlamento chinês, quatro meses depois de ele assumir como líder do Partido Comunista com promessas de reforma.

Lew, o ex-chefe de gabinete do presidente Barack Obama, substituiu Timothy Geithner, que renunciou no final do primeiro mandato de Obama em janeiro, depois de ter conduzido a economia norte-americana durante a Grande Recessão e a crise global.

Durante a visita à China, Lew também encontrará líderes empresariais norte-americanos, disse o Departamento.