Novo secretário de Estado do Vaticano será empossado hoje

O papa Francisco presidirá o ato de posse do novo secretário de Estado do Vaticano, cargo que será assumido pelo ex-núncio da Venezuela

Cidade do Vaticano – O papa Francisco presidirá nesta terça-feira o ato de posse do novo secretário de Estado do Vaticano, cargo que será assumido pelo ex-núncio da Venezuela no lugar do poderoso Tarcisio Bertone.

Nos últimos anos, a Secretaria de Estado foi atingida pela polêmica dos vazamentos dos documentos do Vaticano (o chamado Vatileaks), período em que Bertone foi acusado de má gestão e abuso de poder.

Bertone, de 78 anos, defendia-se afirmando que embora tenha cometido erros seu trabalho foi positivo e era atacado por pelos “corvos e víboras” que povoam a Santa Sé.

A partir de hoje começará o trabalho de Pietro Parolin. Ao nomeá-lo, Francisco cumpre com a tradição de papas não italianos escolherem um italiano para a Secretaria de Estado.

O papa argentino apostou por um diplomata com experiência, mas que também conhece perfeitamente como funciona a Cúria Romana, pois de 2002 a 2009 foi subsecretário da Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado.

Parolin assumirá uma Secretaria de Estado que passa por grandes transformações devido à reforma da Cúria que o papa está realizando após pedidos dos cardeais antes da realização do conclave.

Em uma primeira rodada de reuniões no início de outubro, a comissão de oito cardeais nomeada por Francisco para abordar estas mudanças concluiu que a poderosa Secretaria de Estado “tem que se transformar para todos os efeitos em uma Secretaria do papa” e eliminar assim muitas das funções que acumula.