Nova pesquisa indica empate técnico entre Obama e Romney

Levantamento que mostra empate técnico foi encomendado pelo The Washington Post e pela ABC

Washington – Mitt Romney, pré-candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, registra empate técnico nas intenções de voto para as eleições gerais de novembro com o presidente Barack Obama, candidato do Partido Democrata, constata uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

Encomendada pelo jornal The Washington Post e pela emissora ABC, o levantamento considera Romney, com 48% das intenções de voto, como o único pré-candidato republicano com chances de evitar a reeleição de Obama, que registra 46% de apoio.

A pesquisa mostra que, caso Romney não seja o presidenciável dos republicanos, nenhum outro nome conseguiria tirar a Presidência dos democratas: Obama supera Ron Paul em 7 pontos percentuais, Rick Santorum em 11 pontos e Newt Gingrich em 12.

Segundo a pesquisa, 51% dos eleitores acreditam que a principal capacidade que o próximo presidente deve ter é saber administrar a economia e criar postos de trabalho, uma prioridade muito à frente de outras capacidades destacadas, como transparência, gestão do sistema de saúde e valores familiares.

A gestão do atual presidente recebe a aprovação de 48% dos entrevistados, enquanto a atividade do Congresso, uma instituição que se enfrentou com Obama ao longo do atual mandato, é rejeitada por 84% dos eleitores perguntados.

Sobre a corrida republicana para a candidatura oficial à Presidência, Romney ganhou terreno nas últimas semanas: dobrou o número de eleitores que o consideram como rival de Obama em novembro e 35% votariam nele nas eleições primárias republicanas, à frente de Newt Gingrich (17%), Ron Paul (16%), Rick Santorum (13%) e Rick Perry (9%).

Outra pesquisa, esta divulgada pelo instituto Public Policy Polling (PPP) também nesta terça-feira, aponta o forte apoio a Obama por parte dos eleitores que se definem como independentes. Este eleitorado, no entanto, parece ser um dos pontos fracos de Romney.

Segundo esta pesquisa, o presidente conta com as intenções de voto de 52% dos eleitores independentes, enquanto o pré-candidato republicano favorito só possui 38% de apoio deles.

O levantamento do PPP indica ainda uma vitória eleitoral de Obama sobre Romney, com 49% das intenções de voto para o atual presidente e 44% para o ex-governador de Massachusetts.