Nova pesquisa dá maioria absoluta aos socialistas na França

O segundo turno das eleições legislativas acontecerá no domingo, segundo uma nova pesquisa

Paris – O Partido Socialista (PS) obterá a maioria absoluta nas eleições legislativas francesas, cujo segundo turno acontecerá no domingo, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

A enquete, do instituto Ipsos, prevê que os socialistas obterão entre 284 e 313 deputados na próxima Assembleia Nacional, na qual a maioria absoluta é assegurada a partir de 289 cadeiras.

A última enquete, publicada pelo instituto Ifop, dava aos socialistas entre 297 e 332 deputados.

A pesquisa da Ipsos acredita que os conservadores somarão entre 192 e 226 cadeiras, enquanto os ecologistas obterão entre 14 e 20 deputados e os neocomunistas, entre 12 e 13.

A OpinionWay, que fez sua pesquisa ontem e cruzou esses dados com projeções a partir do resultado do domingo passado, acredita que a direita, que tinha a maioria na Assembleia Nacional, terá de se conformar com algo entre 200 e 230 deputados.

Neste caso, os ecologistas subiriam para um número entre 12 e 18 cadeiras e a Frente de Esquerda (que inclui os comunistas) ficaria com algo entre oito e 12. Já a Frente Nacional teria até quatro deputados.

A maior dúvida do pleito de domingo é saber se os socialistas necessitarão do apoio dos ecologistas e neocomunistas da Frente de Esquerda para ter a maioria absoluta.

Por outro lado, o diário ‘Le Parisien’ publica uma pesquisa indicando que Ségolène Royal perderá na circunscrição de La Rochelle, no oeste do país, onde competirá no segundo turno contra o dissidente socialista Olivier Falorni.