Nova Comissão Europeia deve assumir no início de dezembro

Presidente da entidade admitiu que provavelmente será impossível a nova Comissão Europeia tomar posse na data prevista, (1 de novembro) e a data será adiada

O presidente do Parlamento Europeu, o italiano David Sassoli, declarou neste sábado (12) que a nova Comissão de Bruxelas talvez assuma suas funções em 1º de dezembro, e não no início de novembro, como programado.

“O Parlamento está comprometido com um mecanismo transparente. Temos que esperar que outros três comissários sejam propostos por Romênia, Hungria e França para iniciar o exame de suas candidaturas”, explicou, citado pelas agências italianas de notícias, em uma reunião em Cernobbio, norte da Itália.

“Acredito que talvez não seja possível respeitar a data de 1º de novembro. Será para 1º de dezembro”, acrescentou.

A votação de confirmação do Parlamento Europeu sobre o conjunto da equipe composto pela alemã Ursula von der Leyen deveria acontecer, segundo o calendário previsto, em 23 de outubro, em uma sessão plenária em Estrasburgo.

Durante o procedimento de avaliação, porém, as comissões devolveram três nomes.

O húngaro Laszlo Trocsanyi e a romena Rovana Plumb não passaram na etapa do exame das declarações de interesse, enquanto a francesa Sylvie Goulard foi rejeitada na quinta-feira por questões éticas.