Nissan lança conceito de utilitário elétrico

Sistema de baterias e motor são parecidos com o do Nissan Leaf; diferencial é que o e-NV200 é um carro de grande porte, destinado principalmente a empresas e famílias

São Paulo – A Nissan lançou um novo conceito de carro elétrico, o e-NV200, baseado no utilitário NV200, lançado pela marca japonesa em 2007. O automóvel foi apresentado no Salão de Detroit e, segundo a empresa, deve estar disponível no mercado em um futuro bem próximo.

O modelo apresentado na última terça-feira terá o sistema de baterias e motor parecido com o do Nissan Leaf, no entanto o grande diferencial é que o e-NV200 é um carro de grande porte, destinado principalmente a empresas e famílias. O espaço interior é flexível, com os bancos traseiros dobráveis, podendo aumentar consideravelmente o tamanho do porta-malas.

Assim como os outros veículos totalmente elétricos, o utilitário da Nissan é silencioso, confortável e não possui escapamento, ou seja, não emite gases de efeito estufa. Segundo a empresa, outro fator positivo do novo modelo é o fato de poder reduzir os gastos das empresas com combustíveis para o transporte.

“Um veículo como o e-NV200 poderia ‘e-energizar’ o atual mercado de vans compactas em mais de uma maneira – ajudar a melhorar a qualidade de vida urbana e proporcionar um investimento financeiro inteligente para pequenas e grandes empresas”, anunciou Hideto Murakami, vice-presidente corporativo da Nissan.

O conceito japonês também inclui inovações tecnológicas que beneficiam o condutor. O painel é inteligente e funciona como um tablet de fácil operação.

A bateria de íon-lítio, de 80 kW, é composta por 48 módulos compactos e de alta resposta, o motor síncrono gera 280 Nm/RPM de torque e ao contrário de um motor à combustão interna convencional, o motor fornece 100% de seu torque desde o início, com a resposta imediata trazendo excelente aceleração.