Nicarágua cessa alerta de tsunami pós terremoto na Guatemala

A Nicarágua havia emitido um alerta verde de tsunami, que consiste em estar preparado para evacuar as áreas de alto risco no país

Manágua – O governo da Nicarágua suspendeu nesta quarta-feira o alerta preventivo de tsunami emitido após o terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala Richter que atingiu a Guatemala hoje e que já deixa 39 mortos no país centro-americano.

‘O alerta (verde) já foi desativado. Estivemos quase cinco horas sob alerta, mas já se desativou’ por decisão da Secretaria Executiva do Sistema Nacional para Prevenção, Mitigação e Atendimento de Desastres (Sinapred), disse à Agência Efe o diretor da Defesa Civil, coronel Néstor Solís.

A Nicarágua havia emitido um alerta verde de tsunami, que consiste em estar preparado para evacuar as áreas de alto risco no país, que não sofreu danos por consequência do terremoto na Guatemala, segundo as autoridades.

A diretora de Geofísica do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais, Angélica Muñoz, explicou a jornalistas que o sismo na Guatemala, por ser um evento de grande magnitude, superficial, e estar perto do litoral, tinha características para provocar um tsunami.

O Centro de Tsunamis do Havaí informou que foi registrado ‘um pequeno tsunami não destrutivo’ após o terremoto da Guatemala.

As autoridades guatemaltecas cifraram em 7,2 a magnitude do sismo, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos fixou em 7,4 e o localizou frente às costas da Guatemala, no oceano Pacífico, com epicentro a 45 quilômetros ao sul de Champerico e 191 quilômetros ao oeste sudoeste de Cidade de Guatemala.