Neta de Salvador Allende presidirá Câmara dos Deputados do Chile

Filiada ao Partido Socialista (PS), Fernández representa um distrito de Santiago e cumprirá a partir de hoje o seu segundo mandato como parlamentar

Maya Fernández, a neta mais nova do ex-presidente Salvador Allende, foi escolhida neste domingo presidente da Câmara dos Deputados do Chile, após a formação do novo Congresso, que havia sido eleito em 19 de novembro do ano passado.

Filiada ao Partido Socialista (PS), Fernández representa um distrito de Santiago e cumprirá a partir de hoje o seu segundo mandato como parlamentar.

A escolha de Fernández, que será acompanhada na mesa da Câmara pelos deputados Jaime Mulet, da Frente Regionalista e Marion Venegas, da Democracia Cristã, foi fruto de um acordo entre os parlamentares que integrarão a oposição ao governo conservador de Sebastián Piñera, que conseguiram a maioria de 79 votos de um total de 155 deputados.

Segundo o acordo, o PS presidirá a Câmara neste ano e em 2021, enquanto em 2019 e 2020 o cargo ficará com um representante da Democracia Cristã.

Fernández é filha de Beatriz Allende Bussi, a falecida filha mais nova de Salvador Allende. Em seu discurso de posse, ela destacou o aumento da presença feminina no Parlamento.

“Hoje felizmente somos muitas mais”, destacou, cumprimentando especialmente a primeira deputada mapuche-huilliche, Emilia Nuyado Ancapichún. EFE

Foto por Santiago TimesFlickr: Maya Fernández Allende, CC BY 2.0, Enlace