Náufrago está no Havaí e chega a El Salvador nesta terça

O náufrago salvadorenho José Salvador Alvarenga está no Havaí, depois de deixar as Ilhas Marshall, e poderá chegar ainda hoje ao seu país

San Salvador – O náufrago salvadorenho José Salvador Alvarenga está no Havaí, depois de deixar as Ilhas Marshall, e poderá chegar ainda nesta terça-feira ao seu país, se seu estado de saúde permitir, informou a Chancelaria nesta segunda-feira.

Alvarenga, de 37 anos, chegou às Ilhas Marshall há 12 dias, depois de passar um ano à deriva no Oceano Pacífico.

“Esperamos que ele (José Salvador) retorne ao país amanhã (terça), mas é claro que seu retorno e seu voo dependem de seu estado de saúde”, declarou o chanceler de El Salvador, Jaime Miranda, em uma entrevista coletiva.

Alvarenga foi submetido a uma avaliação médica, antes de seguir viagem de volta para casa, confirmou o vice-chanceler Juan José García, presente na coletiva, sem informar os resultados dos exames.

A continuidade da viagem do náufrago mundialmente famoso rumo, com escala nos Estados Unidos, dependerá de seu quadro de saúde. Segundo García, Alvarenga tem um visto de trânsito norte-americano e poderá permanecer nesse país o tempo que for necessário.

O chanceler Miranda acrescentou que Alvarenga será reavaliado por uma equipe do Ministério salvadorenho da Saúde ao desembarcar.

Alvarenga sumiu depois de sair para pescar tubarões na costa mexicana do Pacífico em dezembro de 2012. Ele reapareceu em 30 de janeiro, nas Marshall, a pelo menos 12.500 quilômetros de distância de seu ponto de partida.