Não há notícia de Pyongyang sobre cúpula Trump-Kim, diz Tillerson

Secretário de Estado afirmou que é preciso dar "vários passos" que serão "necessários" para chegar a um acordo sobre conversas entre Trump e Kim

Abuja – O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, afirmou nesta segunda-feira que Washington não tem ainda notícias da Coreia do Norte sobre planos para uma cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

“Não ouvimos nada diretamente da Coreia do Norte, mas esperamos ouvir algo diretamente deles”, afirmou Tillerson em Abuja durante uma entrevista coletiva conjunta com o ministro de Relações Exteriores nigeriano, Geoffrey Onyema.

O secretário de Estado afirmou que é preciso dar “vários passos” que serão “necessários” para chegar a um acordo sobre o local e o alcance das conversas entre Trump e Kim, e acrescentou que os planos da cúpula estão ainda em “uma primeira fase”.

Pyongyang guardou silêncio desde que na quinta-feira passada o chefe do Escritório de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, entregou a Trump na Casa Branca uma mensagem que lhe foi confiada por Kim Jong-un durante uma reunião em Pyongyang.

“O presidente Trump agradeceu a reunião informativa e disse que se reunirá com Kim Jong-un em maio para conseguir uma permanente desnuclearização”, destacou Chung Eui-yong.

Para começar a negociação, Kim Jong-un ofereceu aos Estados Unidos a suspensão dos seus testes com mísseis balísticos e abordar um processo de desnuclearização da península da Coreia.

Neste fim de semana, Trump assegurou que suas conversas com o líder norte-coreano serão “um tremendo sucesso”, enquanto altos cargos do seu governo ressaltaram neste domingo que os EUA “não farão concessões” a Pyongyang.

Tillerson chegou à Nigéria na sua última parada da viagem pela África Subsaariana que lhe levou também a Etiópia, Djibuti, Quênia e Chade.