BC americano eleva juro, como previsto, em 0,25 ponto percentual

Juro básico nos Estados Unidos atinge 4,25% ao ano

O Federal Reserve (Fed), o equivalente ao banco central dos Estados Unidos, aumentou nesta terça-feira (13/12) a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 4,25% ao ano. Clique aqui para ler a nota do Fed na íntegra.

Analistas já previam a elevação, a 13ª consecutiva. “Apesar dos elevados preços de energia e dos impactos decorrentes dos furacões, a expansão da atividade econômica parece ser sólida”, diz nota do Fomc (Federal Open Market Committee), equivalente americano ao Comitê de Política Monetária (Copom) brasileiro.

A nota traz um trecho que poderá tornar-se objeto de especulação dos mercados. Segundo ela, o comitê avalia que “é provável que alguma confirmação ponderada adicional de política [monetária] seja necessária” (some further measured policy firming is likely to be needed) para equilibrar os riscos contrários ao crescimento econômico sustentado combinado à manutenção da estabilidade de preços. “Em qualquer evento, o comitê responderá a mudanças nas perspectivas econômicas como for necessário para promover seus objetivos.”