Inbev compra uma das maiores cervejarias chinesas por US$ 750 mi

<I>Fujian produz 720 milhões de litros de cerveja por ano</I>

A Inbev venceu a disputa pela aquisição da Fujian Sedrin Brewery, uma das maiores cervejarias chinesas. O valor do negócio está próximo dos 750 milhões de dólares. A companhia belga bateu a holandesa Heineken e a americana Anheuser-Busch na corrida pela Fujian, que produz 720 milhões de litros de cerveja por ano (dados de 2004).

Já em novembro, o presidente executivo da Inbev, John Brock, admitia a importância estratégica da cervejaria chinesa, embora não confirmasse o interesse de sua companhia em comprá-la.

O mercado chinês de cerveja é o maior do mundo em volume, mas permanece altamente fragmentado e com baixa rentabilidade, devido ao baixo preço da bebida no país. Ainda assim, grandes cervejarias estão brigando por market share na China porque ela oferece melhores perspectivas de crescimento do que os mercados estagnados da América do Norte e Europa.

Segundo reportagem desta sexta-feira (9/11) do jornal americano The New York Times, o negócio, caso se confirme, representará uma das maiores aquisições, por estrangeiros, de uma companhia chinesa.