Ford e Fiat desenvolverão juntas veículo pequeno para Europa

<I>Fiat Panda será base para compacto,a ser montado em fábrica daitaliana na Polônia, com motor e transmissão da Fiat</I>

A italiana Fiat e a americana Ford anunciaram oficialmente nesta segunda-feira (7/11) que firmaram um acordo definitivo de cooperação na Europa para o desenvolvimento e produção conjunta no segmento de pequenos veículos (chamados na indústria de “sub-B”).

Os novos modelos chegarão ao mercado entre 2007 e 2008. O volume de produção anual estimado é de 240 000 unidades, divididas por igual entre as duas montadoras.

A plataforma do Fiat Panda será a base para o desenvolvimento dos sub-B, que serão montados na fábrica da Fiat em Tychy, na Polônia, com a contribuição de engenheiros da Ford. Os carros vão empregar motor e transmissão da montadora italiana produzidos na Polônia e na Itália.

Os dois modelos a ser desenvolvidos serão o novo Fiat 500 e o sucessor do Ford Ka na Europa. Conservando as características próprias de cada marca, o trabalho conjunto de Fiat e Ford vai baixar custos de desenvolvimento e gerar economias de escala tanto na produção quanto na compra de insumos e matérias-primas.

Na nota conjunta divulgando a parceria, a Fiat informa que discute um acordo com a montadora indiana Tata Motors.

Se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre os dilemas de William Clay Ford para tirar da crise a montadora fundada pelo bisavô.